quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Right here, right Now!


Se muitos se lembrarem há uns tempos atrás tínhamos as eleições para o candidato Democrata à Casa Branca, em que se defrontavam dois candidatos, um desconhecido e negro Barack Obama e a célebre e mulher Hillary Clinton. Contra tudo e contra todos, Barack Obama e a sua mensagem “Change… Yes we can!”, Obama foi ganhando terreno sendo eleito o candidato democrata, chegando mesmo a vencer nos estados onde Hillary era considerada favorita. Depois, a história que já todos conhecemos nas eleições norte americanas em que Obama ganhou ao “herói-de-guerra” e Republicano John McCain. Esta introdução para dizer o quê? Para transmitir que Obama foi eleito porque era considerado prós lados do Tio Sam como um D. Sebastião por estas bandas.
Ora num país fortemente endividado pelos investimentos que fez em guerras sem sentido, assolado por algumas catástrofes naturais, a ter de lidar com a elevada imigração ilegal, com o colapso das grandes empresas financeiras, com elevado endividamento das famílias e ainda o tão célebre serviço de saúde, Obama teve de arregaçar as mangas e começar lidar com todos os problemas que haviam e que foram surgindo.

Esta semana, num programa de televisão no qual Barack Obama, respondia a perguntas do público presente, algo inimaginável por cá, uma espectadora questionava-o de que a tal “Change” ainda não tinha chegado, e que se tinha chegado, ela (espectadora), ainda não a tinha sentido. Em tempos de desespero as pessoas querem tudo “right here, right now” que é como quem diz aqui e agora! Não podemos esperar que esta crise se resolva com uma varinha de Harry Potter e que amanhã quando acordarmos estaremos num país equilibrado, evoluído e próspero! A questão é que nos E.U.A o Bush já foi fumar charutos para as suas propriedades. Por cá, o nosso ainda anda a pensar a “altas velocidades” como há-de dizer aos Portugueses que a sua política caminha para o colapso de Portugal. Pormenores que fazem toda a diferença…

Fernando Salgado
Até ao próximo post…

1 comentário: