sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Já lá vai algum tempo...

Ora viva,

Já fazia algum tempo que não escrevia aqui nada...
A verdade é que escrevi várias vezes mas nunca achei que o post estivesse à altura deste excelente blogue :)

Desde o meu último post a vida foi um rebuliço... e continua a ser! A coisa que mais me marcou foi uma ida a Angola em trabalho. 3 Semanas fora de casa e pela primeira vez fora da Península Ibérica se excluirmos Madeira e uns 30 km dentro de França.

Aqui entre nós que ninguém nos ouve, ia com muito receio do país, o clima de insegurança que tanto se fala, as condições de vida, a corrupção, a malária, já para não falar de que é ÁFRICA, que é como quem diz, estou a mais de 7 horas de avião de casa!!!
O primeiro impacto não foi nada positivo... ora acabadinho de chegar ao aeroporto, de blusão era como se levasse um autocolante na testa a dizer "1ª vez em Angola". Ora foi o suficiente para ser abordado por jovens a pedir dinheiro para o chefe da alfândega que me deixou passar a mala sem revistar... enfim tretas! Depois apanhar um táxi e fazer 30 km em Angola. Fazer 1km já é um risco, imaginem 30!!! O trânsito caótico, pessoas a atravessar a VCI ou a CREL lá do sítio com uma bacia à cabeça e pó, muito pó!

Confesso que se já ia com receio, estive perto de chegar ao nível do pânico! Após o tratamento de choque das primeiras horas, a estadia foi espectacular!
Vi um país de contrastes, pobreza estrema e quando digo estrema, refiro-me a crianças no meio da terra, desnutridas e a morar em casas feitas por 4 placas de chapa ou mesmo palha. Por outro lado um país muito rico, e quando digo muito rico, refiro-me a grandes casas cheias de segurança, grandes piscinas, restaurantes fantásticos e carros topo de gama. Por exemplo pensem quantos Hummers vemos em Portugal? Em Angola vemos disso "ao pontapé"! A curva ABC de Angola é brutal. Não sei dados ao certo mas deve ser algo do género, 10% da população com 90% da riqueza!

Agora que penso nisso, será que Portugal caminha para isso?! Se não, como se explica que a venda de carros de luxo esteja constantemente a aumentar em anos de crise?! Será que o fosso está a aumentar?! Pois claro que sim! Do meu ponto de vista a crise não chega a todos e há quem nem a sinta!

Se pensarmos até isto é um contraste! Não deveria ser Angola a caminhar para Portugal e não o inverso?! Se preferirem podem verificar por um dado económico muito relevante (ou não), quantos mais hummers virmos em Portugal, mais próximos de Angola estamos! Tentativas de humorismo à parte, ou Portugal muda a sua rota ou então vai ser um lonnnnnnnnnnngo tormento!

Até ao próximo post...

Sem comentários:

Enviar um comentário